Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Ordenar por: 

RelevânciaAutorTítuloAno

Imprime registros no formato resumido
Registros recuperados: 47
Primeira ... 123 ... Última
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
FOLHA DA FLORESTA 2: informativo do Centro Nacional de Pesquisa de Florestas / CNPFlorestas. Infoteca-e
bitstream/item/106611/1/v.2n.20001.pdf
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) Palavras-chave: Eucalipto dunnii; Resistência à geada; Erva-mate.; Biotecnologia; Educação Ambiental; Micropropagação; Semente Florestal..
Ano: 1994 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/992463
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
FOLHA DA FLORESTA 4: informativo do Centro Nacional de Pesquisa de Florestas / CNPFlorestas. Infoteca-e
bitstream/item/106615/1/v.3n.40001.pdf
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) Palavras-chave: Grevílea; Nutrição florestal.; Educação Ambiental; Eucalipto..
Ano: 1995 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/992467
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação ambiental: uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável. Infoteca-e
SOUZA FILHO, E. T. de; NOGUEIRA FILHO, G. C.; LUZ, F. J. de F..
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental.
Ano: 1998 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/688488
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Contribuição da pesquisa florestal para um ecossistema em extinção: floresta atlântica do Nordeste do Brasil. Infoteca-e
REGO, G. M.; HOEFLICH, V. A..
Neste levantameno procurou-se inserir os aspectos naturais e sociais no processo historico do desenvolvimento da ocupacao dessa regiao, principalmente na faixa da Floresta Atlantica. Essa ocupacao desenfreada vem contribuindo para o desaparecimento da mata e trazendo tanto problemas ecologicos como sociais, uma vez que a degradacao das florestas interfere diretamente na qualidade de vida de homem.
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Floresta Atlântica - Noredeste; Floresta - Preservação.; Educação Ambiental; Floresta..
Ano: 2001 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/371146
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Proposta metodológica de macroeducação. Infoteca-e
HAMMES, V. S..
Relação socioambiental no desenvolvimento sustentável; Uso e ocupação do espaço geográfico pelo homem; Sociedade sustentável; Segurança alimentar; Planejamento ambiental; Dinâmicas de grupo para melhoria das relações humanas; Orientação geral; Estrutura metodológica; Tema gerador de projetos escolares; Peças pedagógicas; Projeto escolar; Coleta, ordenação e processamento de dados; Ver, percepção do diagnóstico ambiental; Percepção ambiental; Julgar, percepção do impacto ambiental; Agir, percepção da gestão ambiental; Atitude pró-ativa; Legislação ambiental; Temas geradores dos projetos escolares e apoio das instituições competentes; Avaliação; Avaliação na educação ambiental; Avaliação do compromisso de colaboração global; Critérios de avaliação do...
Tipo: Livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educação Ambiental; Meio Ambiente; Desenvolvimento sustentável.
Ano: 2002 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/13942
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Diagnóstico ambiental expedito do Parque Cambuí, Campo Largo-PR, aplicado à educação ambiental. Infoteca-e
RACHWAL, M. F. G.; SOUZA, R. G.; WHITERS, L. H. O.; MULLER, C. R. C.; FADANELLI, K.; SCHIAVON, G..
bitstream/item/17084/1/doc74.pdf
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Paraná; Public parks; Diagnosis; Bioma; Conservação da natureza.; Educação Ambiental; Diagnostico; Parque..
Ano: 2002 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/307058
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Construção da proposta pedagógica. Infoteca-e
HAMMES, V. S..
Relação sociedade/natureza; Desenvolvimento sustentável; Educação ambiental; Educação ambiental, ética e cidadania planetária; Meio ambiente e religiosidade; Expansão do capital no espaço geográfico; Orientação pedagógica; Temas transversais; Interdisciplinaridade; A educação ambiental e as diversas correntes pedagógicas; A educação ambiental e os quatro pilares proposto pela Unesco; As inteligências múltiplas e seu desenvolvimento; Trabalhando a inteligência ecológica ou naturalista; Desenvolvimento de competência para toda a vida; Percepção da sensibilização do aluno/professor; Avaliação da sensibilização na relação professor e aluno; Avaliação de projetos; Acompanhamento e avaliação de projetos; Comunicação e informação; A importância da mídia na...
Tipo: Livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Legislação Ambiental.; Educação Ambiental; Desenvolvimento sustentável; Meio Ambiente; Comunicação de Massa..
Ano: 2002 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/13941
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Julgar, percepção do impacto ambiental. Infoteca-e
HAMMES, V. S..
Intervenção antrópicas. Sociedade e natureza. Impacto ambiental. Análise de perigo e avaliação de risco. Efeitos da diversidade e da complexidade de uso e ocupação do espaço geográfico. Evidências de modificações climáticas decorrentes do efeito estufa. Importância das águas superficiais e subterrâneas. Compactação e erosão do solo. Erosão, um indicador de impacto ambiental. Perda da biodiversidade. Bioindicadores. Doenças endêmicas. Modo de vida e impactos ambientais globais. Os efeitos da globalização. Agricultura, pecuária e silvicultura. Agricultura e meio ambiente. Impactos ambientais da agricultura. Erosão do solo na Microbacia do Córrego Taquara Branca. Agrotóxicos e seus efeitos sobre a saúde. Avaliação de efeitos dos agrotóxicos sobre a vida...
Tipo: Circular Técnica (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educação Ambiental; Desenvolvimento sustentável; Impacto ambiental; Agricultura; Pecuária; Mineração; Turismo..
Ano: 2002 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/13944
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Os seis elementos: educação ambiental integrada para multiplicadores. Infoteca-e
RACHWAL, M. F. G.; SOUZA, R. G..
A Educação Ambiental é uma disciplina que busca educar gerando no ser humano a formação de uma consciência crítica e uma mudança de comportamento positiva em relação ao meio ambiente. Ela é fundamental para embutir nas mentes humanas a necessidade e a urgência de conservar e preservar o meio ambiente. O Programa de Educação Ambiental da Embrapa Florestas - PREA, criou o método Educação Ambiental Integrada - os Seis Elementos, o qual ressalta a interdependência entre os seis elementos naturais (ar, água, solo, flora e fauna incluindo o ser humano), fundamentais para a manutenção da vida no planeta. Ao ser humano, o sexto elemento, embora faça parte da fauna, é dado um destaque especial, por ser o único capaz de reverter o processo da degradação atual,...
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Seis elementos.; Educação Ambiental; Meio Ambiente; Preá..
Ano: 2003 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/308607
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Cerrados do Meio-Norte: pressupostos para o ecodesenvolvimento. Infoteca-e
ARZABE, C..
Retrospectiva; Intervencão; fragmentacão e simplificação; Os cerrados; Ecodesenvolvimento; Ser ou não ser eis a questão; Mudando de foco.
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental; Meio Ambiente; Sociedade..
Ano: 2003 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/51450
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Água sempre presente na vida. Infoteca-e
QUEIROZ, J. F. de; PESSOA, M. C. P. Y..
bitstream/item/128272/1/EMA-1-AGUA.pdf
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil.; Água; Educação Ambiental; Meio Ambiente..
Ano: 2003 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/114168
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Nosso amigo solo. Infoteca-e
GOMES, M. A. F.; FILIZOLA, H. F.; SOUZA, M. D. de.
Considerações para pais, professores e monitores;O que é solo?; Importância do solo em nossa vida; O mau uso do solo; Uma terra onde nenhuma planta cresce e nenhum bicho permanece; A ameaça de morte dos rios e sua relação com o solo; Como proteger o solo.
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Brasil; Cartilha; Jogos Ambientais; Literatura infanto juvenil; Literatura infanto-juvenil.; Solo; Educação Ambiental; Meio Ambiente.; Environment; Environmental education; Soil..
Ano: 2003 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1076104
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
O solo. Infoteca-e
RACHWAL, M. F. G..
bitstream/item/122070/1/10-solo.pdf
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educação Ambiental; Solo..
Ano: 2003 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1013151
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A flora: uma abordagem sobre florestas. Infoteca-e
SOUSA, L. P. de.
bitstream/item/122071/1/11-flora.pdf
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educação Ambiental; Flora..
Ano: 2003 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1013155
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
O que fazer com tanto lixo? Infoteca-e
PESSOA, M. C. P. Y.; CHAIM, A..
bitstream/item/161625/1/2004PL-37-Pessoa-oque-7608.pdf
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Lixo; Educação Ambiental.
Ano: 2004 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/15517
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Qualidade de vida: nutrição, higiene e segurança dos alimentos. Infoteca-e
FERRACINI, V. L.; CAPALBO, D. M. F.; PESSOA, M. C. P. Y..
bitstream/item/128275/1/EMA-5-VIDA.pdf
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Segurança de Alimentos; Literatura infanto-juvenil.; Educação Ambiental; Higiene; Nutrição; Qualidade de Vida..
Ano: 2004 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/113809
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Técnicas de comunicação aplicadas em oficinas de sensibilização para gestão ambiental, em comunidades ribeirinhas do Rio Madeira, Porto Velho-RO. Infoteca-e
OLIVEIRA, V. B. V.; SILVA, R. M. P..
O objetivo deste trabalho foi contribuir no que tange a transferência de conhecimento da extensão rural, abordando a relação dialógica na construção de saberes, as oficinas como espaço comunicacional e, de forma prática, apresentando algumas dinâmicas de grupo aplicadas na fase de sensibilização para a participação no processo de gestão ambiental, técnicas estas que podem ser reaplicadas em comunidades que apresentem perfil similar ao das comunidades participantes do projeto.
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Comunidades tradicionais; Ribeirinhos; Porto Velho (RO); Rondônia; Amazônia Ocidental; Western Amazon.; Rio Madeira (RO); Comunidade Pesqueira; Capacitação; Educação Ambiental; Comunicação.; Community programs; Traditional farming; Education programs; Environmental education; Agricultural communications..
Ano: 2005 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/859450
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Capacitação para o programa de educação ambiental: monitoramento da qualidade da água utilizando kits, na bacia hidrográfica do Rio São Domingos - RJ. Infoteca-e
PRADO, R. B.; CAPECHE, C. L.; PIMENTA, T. S..
Conscientizar a população a respeito do manejo adequado das terras e da água por meio do monitoramento da qualidade da água com kits, assim como incentivá-la a participar do processo de gestão dos recursos hídricos na bacia hidrográfica de São Domingos.
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Rio São Domingos.; Educação Ambiental; Poluição Ambiental; Qualidade da Água..
Ano: 2005 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/966697
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Diagnóstico ambiental rápido em escolas rurais no Município de Irati, Paraná, como subsídio para ações de educação ambiental. Infoteca-e
RACHWAL, M. F. G.; MAZZA, M. C. M.; MAZZA, C. A. da S.; MATTOS, P. P. de.
O Município de Irati apresenta grande importância do ponto de vista da conservação ambiental, pois é o divisor de águas das três principais bacias hidrográficas do Paraná e abriga duas Unidades de Conservação da Floresta Ombrófila Mista, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança e a Floresta Nacional (Flona) de Irati. Em vista disso, e considerando a importância da educação ambiental para a conservação dos recursos naturais, esse trabalho teve por objetivo realizar um diagnóstico ambiental rápido em escolas rurais e seus entornos, no Município de Irati, e estabelecer, de forma participativa, propostas de melhorias. Foram selecionadas seis escolas rurais, próximas a remanescentes de florestas nativas. O diagnóstico ambiental nas escolas foi...
Tipo: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E) Palavras-chave: Diagnóstico ambiental.; Produção; Conservação; Educação Ambiental; Natureza..
Ano: 2006 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/313667
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação ambiental e a experiência da Embrapa Florestas. Infoteca-e
RACHWAL, M. F. G.; SOUZA, R. G.; WITHERS, L. H. O..
A educação ambiental tornou-se uma prática indispensável em todas as empresas e instituições públicas e privadas nas esferas municipal, estadual e federal. Este trabalho objetivou apresentar a experiência do Programa de Educação Ambiental da Embrapa Florestas (PREA), no período de 2001 a 2006. Durante seis anos de atividades, o PREA ministrou inúmeros cursos e palestras, conduziu grupos em trilhas ecológicas, participou de eventos, organizou encontros referentes a meio ambiente, realizou diagnósticos ambientais, estabeleceu parcerias de cooperação técnica com vários órgãos e empresas e publicou material didático sobre educação ambiental. Os resultados indicaram que a Embrapa Florestas, juntamente com seus parceiros, desenvolveu e aplicou métodos eficientes...
Tipo: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E) Palavras-chave: Programa.; Produção; Educação Ambiental; Instituição de Pesquisa..
Ano: 2006 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/301370
Registros recuperados: 47
Primeira ... 123 ... Última
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional